Início » Emigrantes decisivos nas eleições em Portugal

Emigrantes decisivos nas eleições em Portugal

Votos de emigrantes portugueses poderão ser decisivos para decidir vencedor das legislativas portuguesas. Em Macau, segundo os dados mais recentes, a Aliança Democrática foi a principal vencedora

Nelson Moura

Os votos de nacionais portugueses em Macau contabilizados no círculo fora da Europa, poderão ser decisivos nas eleições legislativas portuguesas. Esses votos serão recolhidos e contabilizados nos próximos dias 18, 19 e 20; e o resultado será anunciado no final do dia 20. Só depois disso, e ouvidos os partidos com representação parlamentar, o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os votos emigrantes contabilizados até à última terça-feira aumentaram quase dois terços em relação a 2022. Das mais de 1.5 milhões de cartas enviadas por Portugal a estes eleitores, desde 4 de fevereiro, foram recebidas 211.855 cartas de resposta. As cartas com os boletins de voto começaram a chegar no dia 20 de fevereiro e a maior parte foi enviada a partir da Europa: 186.100 (88 por cento), seguindo-se a América (21.471, 10 por cento), África (3.404, 2 por cento) e Ásia e Oceânia (880). No entanto, as 211.855 cartas recebidas representam 13,7 por cento das cartas enviadas.

Em 2022, os socialistas elegerem três dos quatro deputados dos círculos da Europa e fora da Europa. Se o resultado se repetisse, e assumindo que o outro deputado iria para a Aliança Democrática, PS e AD ficariam empatados, com 80 deputados cada um. Se a AD eleger dois – ou mais – vence as eleições. Se o PS eleger quatro, ganha com 80 mandatos, contra 79 da AD.

O Chega poder vir a eleger no círculo fora da Europa, nomeadamente pela representação que pode alcançar nos Estados Unidos ou no Brasil.

Macau reflete resultados em Portugal

Os votos presenciais, e por correio, na RAEM, são incluídos no total da Ásia e Oceânia. Os votos presenciais no Consulado de Macau e Hong Kong, já divulgados, refletem a distribuição nacional de mandatos em Portugal. De um universo de 213 eleitores recenseados a AD foi a mais votada (59), seguindo-se o PS (43), e o Chega (14).

O mandatário do Chega para Macau, João Janela, indicou ao PLATAFORMA que o partido lutará para que os emigrantes portugueses na região usufruam de um tratamento fiscal igual ao dos residentes em Portugal, “em especial no domínio das mais-valias e no acesso aos cuidados de saúde em Portugal”. Outros pontos de ordem incluem melhores serviços consulares, e que portugueses residentes no estrangeiro não “voltem a ser tratados como cidadãos de segunda no seu próprio país. Aproxima-se a realização nos dias 20 e 21 de abril, da Conferência Ministerial do Fórum Macau, o que será uma oportunidade soberana para que se dilate a cooperação económica com a China, bem como todas as demais áreas de cooperação desejáveis; designadamente a participação de quadros portugueses no desenvolvimento de Macau, e da realidade mais lata da Grande Baía”, defendeu Janela. “Existe um diálogo que deve ser mantido e desenvolvido em várias vertentes que o Chega não deixará de acautelar”, conclui.

O PLATAFORMA também contactou os mandatários de Macau do PS e do PSD. Contudo, ambos recusaram fazer comentários. Além das três listas mais votadas, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal tiveram sete votos cada, seguidos pelo Livre (4), com os restantes partidos a recolherem menos votos – ou nenhum. A participação eleitoral em Macau foi de 66,2 por cento, com 33,8 por cento de abstenção, além de um voto em branco e de um nulo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!