Início Angola “Angola é impulsionadora da equidade de género em África”

“Angola é impulsionadora da equidade de género em África”

A presidente da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), Ana Rita Sithole, afirmou, terça-feira, em Luanda, que Angola é uma impulsionadora da equidade do género em África e exemplo para as regiões da SADC e da CPLP.

Em declarações aos jornalistas, à saída da audiência com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, à margem da Assembleia Paritária da OEACP, a deputada moçambicana sustentou a afirmação com o facto de o país ter representação feminina ao nível dos vários órgãos do Estado, destacando a Vice-Presidência e o Parlamento.

“Angola é uma impulsionadora da equidade do género. Tem uma presidente da Assembleia Nacional e uma Vice-Presidente da República. São avanços na equidade do género e, temos, ainda, várias pastas ocupadas por mulheres”, disse, realçando o facto de ser um exemplo para a Comunidade dos Países da África Austral (SADC) e de Língua Portuguesa (CPLP), dos quais Moçambique faz parte.

“Também, em Moçambique, o Presidente da República é rodeado de titulares de órgãos do Estado que são mulheres. O Parlamento moçambicano, Tribunal Administrativo e Constitucional, e a Procuradoria-Geral da República, também são mulheres. Vimos que o exemplo de equidade do género existe”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!