Início » Corpo de elite da polícia brasileira junta-se na busca por dois fugitivos

Corpo de elite da polícia brasileira junta-se na busca por dois fugitivos

Cem membros da Força Nacional, um corpo de elite da polícia brasileira, vão juntar-se aos 500 agentes que procuram desde a semana passada dois presos que escaparam de uma prisão de segurança máxima, anunciou hoje o Governo do Brasil.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio do contingente para o município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte (nordeste), onde decorre há seis dias uma vasta operação para recapturar os fugitivos.

Cerca de 500 homens fardados da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das forças de segurança locais já estão envolvidos nas buscas, e agora contarão com 100 membros da Força Nacional e cerca de 20 veículos de patrulha.

O aumento do efetivo foi solicitado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com a aprovação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Os dois fugitivos escaparam na quarta-feira passada da prisão de segurança máxima de Mossoró, uma das cinco do género no Brasil, que abriga presos considerados de “alta periculosidade”, na sua maioria membros de fações criminosas. Esta foi a primeira fuga de uma prisão deste tipo no país.

Neste caso, os dois fugitivos pertencem ao Comando Vermelho, uma poderosa fação criminosa dedicada ao tráfico de drogas e armas que nasceu no Rio de Janeiro, mas que se expandiu por todo o Brasil e tem ramificações noutros países da América do Sul.

O Ministério da Justiça disse em comunicado que “não há prazo” para o fim das buscas, que descreveu como “complexas” numa área repleta de “zonas florestais, rurais e cavernas”. Também na segunda-feira, 17 presos fugiram de outra prisão no estado do Piauí, também no nordeste do Brasil.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!