Início » Brasil regista primeira fuga de uma prisão federal de segurança máxima

Brasil regista primeira fuga de uma prisão federal de segurança máxima

Dois presos fugiram ontem de uma prisão no Brasil, a primeira fuga registada nas cinco cadeias de segurança máxima administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do país.

A fuga foi constatada na manhã de ontem por agentes federais e, segundo as autoridades locais, aconteceu na prisão de Mossoró, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Ainda não há detalhes sobre como os presos escaparam, mas agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte já deram início a uma operação para localizar os fugitivos, que têm ligação com grupos criminosos.

O Brasil tem cerca de 832 mil presos, pelos números oficiais do Conselho Nacional de Justiça divulgados no ano passado, total que coloca o país com a terceira maior população de reclusos do mundo em valores absolutos, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, respetivamente.

As instituições federais de segurança máxima do país foram idealizadas com a finalidade de combater o crime organizado, isolando as lideranças criminosas e os presos considerados perigosos.

A prisão de Mossoró é administrada pelo Governo central brasileiro, foi inaugurada em julho de 2009 e tem capacidade para abrigar 208 reclusos numa área de 13 mil metros quadrados.

Plataforma com Lusa

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!