Início » Esperados quase um milhão de turistas

Esperados quase um milhão de turistas

Hotéis das seis concessionárias já estão totalmente lotados e prevê-se uma subida nas receitas de jogo durante o Ano Novo Chinês. Serviços de Turismo esperam quase um milhão de visitantes

As autoridades de turismo em Macau prevêem cerca de 960.000 turistas na cidade durante os oito dias do Ano Novo Chinês – o equivalente a 120.000 por dia. Um aumento considerável face ao ano passado, quando Macau recebeu cerca de 450.000 visitantes. Em 2019, antes da pandemia, a cidade registou mais de um milhão de turistas durante os seis dias de feriado.

Segundo o presidente da Associação dos Hoteleiros de Macau, Lou Chi Leong, as seis concessionárias vão ter os seus hotéis praticamente lotados. Os hotéis mais pequenos também estão com reservas na ordem dos 80 a 90 por cento, disse ao jornal Macau Daily News.

O representante do setor acredita que a estadia média dos visitantes vindos do Interior da China também vai aumentar na época festiva, mesmo aqueles que vêm das cidades da Grande Baía, que normalmente regressam a casa no fim do dia.

Num encontro com os jornalistas, o diretor do departamento de Marketing da CAM – Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau, Eric Fong, afirmou que o aeroporto local deve processar 860 ligações e 111 mil passageiros durante a época festiva – uma subida de 110 por cento e 140 por cento, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano passado, e uma recuperação de 77 por cento e 74 por cento dos valores de 2019.

Jogo acima de 2019?

E com o aumento do número de visitantes, espera-se também um aumento das receitas brutas de jogo. A JP Morgan Securities refere que nos primeiros quatro dias de fevereiro os casinos de Macau faturaram 2.5 mil milhões de patacas em receitas brutas, ou seja, uma média diária de 625 milhões de patacas. Valores “semelhantes” ao registo diário de janeiro, que já foi “forte”.

Contudo, esse registo é ainda mais “impressionante” por se tratar de um período que normalmente sofre quedas, por ser nas vésperas da Semana Dourada. A corretora aponta uma recuperação de mais de 110 por cento do segmento de massas face aos níveis registados antes da pandemia. Já o jogo VIP “deverá recuperar para perto de 20 por cento”, visto que fontes da indústria dizem que um número considerável de jogadores de alto nível reservaram quartos de hotel para estes feriados.

A JP Morgan Securities prevê receitas na ordem das 650 milhões de patacas por dia durante os feriados. Uma análise conservadora, ao comparar com a do Citigroup, que acredita que os últimos seis dias do Ano Novo Chinês tragam 900 milhões de patacas por dia – acima dos registos de 2019.

Preços aumentam

Os preços dos quartos de hotel em Macau devem subir entre 20 a 30 por cento na Semana Dourada. O preço dos táxis também já aumentou, algo que não acontecia há sete anos. A bandeirada passa de 19 para 21 patacas e a fração, que continua a ser duas patacas, passa a ser atualizada a cada 220 metros em vez de 240 metros.

O Ano do Dragão começa oficialmente a 10 de fevereiro, embora a corrida às viagens tenha começado na semana passada. O Governo organizou uma série de eventos para celebrar o Ano Novo Chinês, incluindo desfiles, danças do dragão e espetáculos de fogo de artifício.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!