Início Brasil Brasil regista excedente comercial recorde em janeiro

Brasil regista excedente comercial recorde em janeiro

A balança comercial brasileira registou um excedente de 6,06 mil milhões de euros em janeiro, mais 185 por cento do registado no mesmo período de 2023, e um recorde para o mês, indicou ontem o Governo.

O valor foi o resultado da diferença entre exportações de 25,08 mil milhões de euros e importações de 19,02 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

De acordo com as autoridades, o gigante sul-americano registou um crescimento de 18,5 por cento nas exportações no primeiro mês do ano, enquanto as importações mantiveram-se praticamente inalteradas, com uma ligeira queda de 0,1 por cento na variação homóloga.

A indústria extrativa foi o setor com melhor desempenho no mês, com um aumento de 53,3 por cento nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023. Seguiram-se a agricultura e a indústria transformadora com aumentos de 21% e 4,6 por cento, respetivamente.

Quanto às importações, as compras do setor agrícola subiram 1,46 por cento, assim como as da indústria de transformação (+2,36 por cento), enquanto as da indústria extrativa caíram 27,58 por cento.

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, a China confirmou-se em primeiro lugar, com um crescimento nas vendas de 53,7 por cento em relação a janeiro do ano passado, seguida pelos Estados Unidos, que mantiveram o segundo lugar, com um aumento de 26,8 por cento na mesma comparação.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!