Início Brasil Lula é aprovado por 38% e reprovado por 30% em cenário estável após 11 meses

Lula é aprovado por 38% e reprovado por 30% em cenário estável após 11 meses

Na reta final de seu primeiro ano de mandato, o presidente Lula (PT) manteve sua avaliação estável. O petista fecha 2023 com 38% de aprovação dos brasileiros, enquanto 30% consideram seu trabalho regular, e o mesmo número, ruim ou péssimo.

Os dados são da quarta rodada de pesquisa do Datafolha sobre a popularidade do presidente, que ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na terça (5). A margem de erro média é dois pontos para mais ou para menos.

Os números se mostraram praticamente imutáveis ao longo das quatro aferições no mandato. A única variação expressiva ocorreu entre junho e setembro, quando a reprovação subiu de 27 por cento para 31 por cento, ainda assim nada que caracterizasse um tombo.

O perfil da aprovação presidencial é bem homogêneo, com as nuances seguindo as linhas básicas da campanha eleitoral: é mais bem avaliado entre nordestinos (48 por cento, num grupo que representa 26 por cento da amostra) e entre quem tem menos escolaridade (50 por cento nesses 28 por cento dos ouvidos).

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!