Início China China cria sistema de verificação ‘online’ de bilhetes de comboio para estrangeiros

China cria sistema de verificação ‘online’ de bilhetes de comboio para estrangeiros

A China Railway anunciou na terça-feira, a implementação, a partir da próxima semana, de um sistema 'online' de verificação de identidade para passageiros estrangeiros, facilitando o processo de aquisição de bilhetes de comboio para não nacionais.

Com o novo sistema de comboio, os estrangeiros podem completar a verificação de identidade ‘online’, introduzindo o nome, nacionalidade, número de passaporte, e submeter uma fotografia da página principal do passaporte para verificação manual.

Anteriormente, após a compra na Internet, os estrangeiros tinham de apresentar o passaporte no centro de serviços da estação de comboios para verificar a identidade. O sistema deverá ser implementado na terça-feira, informou a empresa estatal de serviços de transporte ferroviário do gigante asiático.

A medida vem juntar-se a uma série de inovações lançadas nos últimos meses por Pequim para melhorar os serviços prestados aos estrangeiros e turistas no país. A China anunciou, na semana passada que os cidadãos de Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos não vão precisar de visto para entrar no país se a estadia não exceder 15 dias.

Vários especialistas têm afirmado, em diferentes meios de comunicação social locais, que a morosidade dos procedimentos de pedido de visto e o preço dos bilhetes de avião são as principais razões pelas quais o turismo estrangeiro ainda não atingiu os níveis anteriores à pandemia de covid-19.

Também os serviços de pagamento eletrónico WeChat Pay e Alipay anunciaram em julho passado que os sistemas de pagamento vão estar disponíveis para os utilizadores estrangeiros que visitam a China, que por vezes têm dificuldade em pagar no país e em utilizar determinados serviços.

De acordo com o último censo da China, que se realiza a cada dez anos e foi publicado em 11 de maio de 2021, apenas 845.697 estrangeiros viviam no país, entre os 1,41 mil milhões de chineses contabilizados em novembro de 2020, representando apenas 0,06 por cento da população.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!