Início » Como o calor vai mudar a vida na Terra

Como o calor vai mudar a vida na Terra

O verão de 2023 - que insistiu em prolongar-se até outubro - não deixou espaço para dúvidas de que o calor veio para ficar. Neste momento, a temperatura média da Terra já está 1.2 ºC acima dos níveis pré-industriais. O que acontece quando chegar aos 2 ºC? E será que conseguimos mantê-la nos 1.5 ºC se atuarmos já, como dita o Acordo de Paris de 2015?

Os cientistas estimam que sim, mas o aquecimento global já está a mudar o mundo como o conhecemos. Progressivamente, à medida que a Terra aquece, a reversão desta trajetória torna-se cada vez mais inalcançável.

No início de junho deste ano, as temperaturas globais do ar à superfície ultrapassaram os 1.5 ºC, em relação aos níveis pré-industriais, durante vários dias, de acordo com o Serviço de Alterações Climáticas do Programa Copérnico. A primeira semana do mês de julho foi a mais quente desde que há registo (1940), com a temperatura média global a ultrapassar os 17 ºC durante quatro dias consecutivos.

Além disso, também a temperatura média da superfície do mar bateu recordes este verão. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas alertou para “impactos potencialmente devastadores nos ecossistemas e no ambiente”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!