A rotina de acordar é semelhante para a maioria das pessoas. Espreitar o telemóvel, ir até a casa de banho, tomar o pequeno-almoço, dar um jeitinho na casa antes de ir rumo a mais um dia de trabalho. É assim que começa o dia para as brasileiras Andreia Machado da Costa e Márcia Álvaro, que vivem no concelho de Cascais e trabalham como empregadas de limpeza. A diferença é que moram em tendas de campismo, uma estratégia da dupla para fugir dos arrendamentos caros e poupar dinheiro. O local é a Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, e além de Andreia e Márcia estão ali mais cerca de 30 moradores.
Foi justamente quando a cariocMárcia, passava a vassoura na casa que o DN chegou para acompanhar durante 24 horas como é ali viver. A previsão meteorológica não era das melhores: a depressão Aline prometia ventos de até 100km/h e chuva. O barulho das ondas podia ser ouvido de longe, mas o tempo nublado não permitia a visão do mar.
A noite passada já tinha exigido um reforço na fixação das tendas, algo que estava pronto quando chegaram da jornada laboral após as 22h00. Quem tinha deixado a casa mais reforçada era um campista vizinho. “Aqui todo mundo se ajuda e nos veem como as administradoras do parque”, brinca Andreia, de 49 anos. O título foi atribuído pela liderança das duas, que ficaram famosas ao terem sua história já divulgada na comunicação social. Márcia já soma mais de 14 mil seguidores no TikTok, onde posta vídeos diários da rotina: a preparação das refeições, a organização das tendas, as limpezas que realizam nos clientes, sempre com bom humor e sotaque carioca.
Leia mais em Diário de Notícias