A concessão para a operação da livraria na R. de São Domingos está a cargo da empresa Praiagrande Edições, Lda. desde 1 de abril de 2011. A concessão foi sucessivamente renovada desde então e termina no dia 31 de março de 2024.
‘Desejando manter a Livraria Portuguesa em regime semelhante, pretende o IPOR, – através de uma manifestação de interesse – encontrar um parceiro que, compreendendo os objetivos da Livraria Portuguesa, não só os cumpra plenamente, como desenvolva estratégias de projeção da língua e da leitura na Região,’ anunciou o IPOR.
Os interessados na concessão poderão submeter as suas propostas até dia 30 de novembro de 2023.
Fundado em 1999 pelo Instituto Camões e pela Fundação Oriente, o IPOR tem como objetivo principal promover o ensino da língua portuguesa, enquanto língua oficial consagrada na Lei Básica da RAEM, assegurando o seu ensino não curricular como língua de trabalho em articulação com instituições representativas das atividades profissionais de Macau.
O instituto detém Livraria Portuguesa que, desde 2003, se encontra concessionada a privados responsáveis por ‘promover, divulgar e comercializar as iniciativas editoriais redigidas em língua portuguesa, mas também noutras línguas, nomeadamente, a chinesa e a inglesa’