Início » As escavações arqueológicas que trazem novas revelações sobre o cotidiano de escravos em Portugal

As escavações arqueológicas que trazem novas revelações sobre o cotidiano de escravos em Portugal

Passado escravagista português não se resume ao emprego de mão de obra forçada nas colônias; cada vez mais pesquisadores revelam que houve escravidão africana também em Portugal no mesmo período

As imagens que mais vêm à tona quando se pensa em africanos escravizados é a do Brasil colonial, especialmente com as imensas plantações de cana e os engenhos. Faz sentido: estudos recentes estimam que foram trazidos da África para a colônia estabelecida por Portugal no Novo Mundo pelo menos 5,8 milhões de indivíduos escravizados entre os século 16 e 19 —quase a metade do total de toda a América.

Mas o passado escravagista português não se resume ao emprego de mão de obra forçada nas colônias. Cada vez mais pesquisadores revelam que houve escravidão africana também na metrópole —ou seja, em Portugal— no mesmo período.

Essa história vem sendo confirmada por escavações arqueológicas.

No mês passado, a equipe coordenada pelo arqueólogo Rui Gomes Coelho, pesquisador na Universidade de Durham, na Inglaterra, encontrou vestígios de ocupações, nos séculos 16 e 17, de escravizados africanos na região do Monte do Vale de Lachique, ao sul de Lisboa.

“Sabemos que durante esse período foram levadas muitas pessoas escravizadas para o sul de Portugal para trabalharem na agricultura e outras atividades, e ficaram em locais como esse monte”, afirma Coelho, à BBC News Brasil.

Ele conta que foram encontrados objetos “que permitem situar a construção do monte no final do século 15 ou início do 16”.

“Também descobrimos que antes desse período não existiu ocupação permanente na área durante mais de mil anos, desde a época romana. Isto sugere que a região só foi realmente ocupada a partir do final do século 15”, conta.

Em outras palavras, a ocupação moderna da área se deve aos escravizados.

“Esse é um período em que o tráfico de pessoas escravizadas para Portugal a partir da África Ocidental e Central foi bastante intenso”, comenta o arqueólogo.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!