Início » Autoridades moçambicanas procuram leão que devorou mulher no Niassa

Autoridades moçambicanas procuram leão que devorou mulher no Niassa

Agentes da polícia moçambicana e fiscais da natureza lançaram uma operação de busca de um leão que matou e devorou uma mulher numa aldeia da província de Niassa, norte do país, foi hoje divulgado.

“A vítima, cuja idade não foi possível aferir, foi atacada e devorada por um leão”, explicou a porta-voz do comando provincial de Niassa da Polícia da República de Moçambique (PRM), Mirza Maguanda, em declarações à comunicação social.

O ataque, na aldeia de Mbamba, distrito de Mecula, noroeste da província de Niassa e próxima da fronteira com a Tanzânia, aconteceu durante a noite, quando a vítima pretendia ir à casa de banho, tendo sido surpreendida pelo animal.

Mirza Maguanda acrescentou que o alerta para o ataque foi dado inicialmente por pessoas próximas da vítima, no dia 18 de agosto, tendo mais tarde a polícia confirmado o caso e formado uma equipa multissetorial, envolvendo, além de agentes policiais, também fiscais da flora e fauna bravia.

“Neste momento, a equipa continua a trabalhar no sentido de localizar o animal para afugentá-lo e em caso de extrema necessidade para o abate do animal”, explicou a porta-voz da polícia.

De acordo com a Administração Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique, dos 154 distritos do país, 45 são considerados críticos em termos de ocorrência de conflitos “Homem Fauna Bravia”, originando destruição de culturas e, em alguns casos, ataques a pessoas que culminam em mortes.

Plataforma com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!