Início » Livro de fotojornalista português baseado em Macau agraciado no Prix de La Photographie Paris

Livro de fotojornalista português baseado em Macau agraciado no Prix de La Photographie Paris

O livro “O que foi não volta a ser...” do fotojornalista português baseado em Macau, Gonçalo Lobo Pinheiro, foi distinguido com Bronze na categoria de Livros Documentais na edição deste ano dos prémios PX3 – Prix de La Photographie Paris.

No mesmo concurso, Pinheiro arrecadou ainda uma Menção Honrosa na categoria Reportagem de Imprensa com o trabalho “O Último Tributo” que mostra a despedida da população de Macau à Rainha Isabel II na Capela Morrison, localizada junto ao Cemitério Protestante, publicado no jornal Ponto Final e na revista Macau Closer.

O livro, que já vai na sua segunda edição, é o resultado de um projeto realizado pelo fotojornalista português, radicado em Macau há 13 anos, entre novembro de 2021 e novembro de 2022 e consiste em colocar nos mesmos locais de hoje fotografias antigas de Macau, tiradas a preto e branco entre as décadas de 1930 e 1990.

O livro, patrocinado pelo Banco Nacional Ultramarino (BNU) e pela Fundação Rui Cunha, inclui várias fotografias adquiridas por Pinheiro em leilões, na Internet, a particulares, em lojas e até em Portugal, oferendo um contraste entre as localizações retratadas nas fotos em períodos históricos anteriores e na atualidade.

“Se por um lado, ainda é possível recriar alguns cenários, por outro lado, é impossível obter pontos de contactos noutras fotografias, porque simplesmente as coisas já não existem no território. Tudo mudou. Por isso, na grande maioria dos casos, o que foi não volta a ser”, referiu Pinheiro num comunicado à imprensa.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!