Início » Pai e filho de Taiwan acusados de espionagem

Pai e filho de Taiwan acusados de espionagem

Um empresário taiwanês e seu filho foram acusados de recrutar dois soldados com o objetivo de recolher informações confidenciais para a China sobre o maior exercício militar da ilha

Após mudarem-se para a província de Fujian, no sudeste da China, em 2015, para fazer negócios, o homem, identificado pelo apelido Huang, e seu filho foram “atraídos” por dois funcionários chineses que conheceram para “recolher documentos confidenciais de defesa nacional”,  o ministério público alta instância de Tainan, Taiwan indicou.

A dupla “pretendia colocar em perigo a segurança nacional e desenvolver em conjunto uma rede em Taiwan para atrair e absorver militares no ativo”, disseram os procuradores num comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

Os Huang foram acusados de violar a lei de segurança nacional e o ato de proteção de segredos de Estado, enquanto os soldados foram indiciados por violação do Código Criminal das Forças Armadas e por corrupção.

Acusados de recrutar os dois soldados que trabalhavam na divisão de defesa aérea e mísseis da força aérea, o pai e o filho pediram aos soldados para assinar uma carta prometendo “lealdade” a Pequim, bem como para organizar encontros com funcionários chineses no estrangeiro, disse o comunicado.

Em conjunto, recolheram oito itens sobre o exercício Han Kuang – os maiores exercisios de guerra anuais de Taiwan, que ocorreram há duas semanas – e “outros documentos militares confidenciais” para entregar a funcionários chineses, pessoalmente ou por telemóvel, disseram os procuradores.

A China reclama Taiwan, uma ilha com autogoverno, como o seu território, e aumentou a pressão militar e política sobre a ilha nos últimos anos à medida que as tensões aumentaram.

Os dois lados têm espionado reciprocamente desde o fim da guerra civil entre nacionalistas chineses e comunistas em 1949.

O caso dos Huang ocorreu após o Ministério da Defesa de Taiwan ter prometido reforçar os seus esforços anti-espionagem na semana passada, na sequência da detenção de um tenente-coronel do exército que alegadamente recolhia informações para Pequim.

Vários ex-altos funcionários militares taiwaneses foram acusados nos últimos anos de espionagem a favor de Pequim.

Em março, um almirante reformado da marinha e um ex-deputado foram acusados de uma alegada tentativa de construir uma rede de espiões para a China.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website