Início » Governo lança consulta sobre plano de diversificação económica

Governo lança consulta sobre plano de diversificação económica

Plataforma

Governo de Macau propõe que os setores não relacionados com o jogo representem 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até 2028, como parte dos esforços para atingir a diversificação económica.

O Governo da RAEM irá realizar, durante o período entre 4 de agosto e 2 de setembro, uma consulta pública referente ao “Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia da RAEM (2024-2028)”.

Uma vez concluído, o plano estabelecerá objetivos e projetos de desenvolvimento detalhados para vários setores, incluindo turismo e lazer, medicina tradicional chinesa, cuidados de saúde de base tecnológica, finanças modernas, alta tecnologia, MICE, cultura e desporto.

O objetivo do Governo é manter o emprego não relacionado com o jogo em 80 por cento do emprego total até 2028. Além disso, o plano define o objetivo de reduzir as receitas fiscais do Governo provenientes dos casinos, em comparação com os níveis registados em 2019.

A indústria do jogo, que representava 53,5% do produto interno bruto (PIB) de Macau em 2019, dava ainda trabalho a quase 68 mil pessoas no final de 2022, ou seja, cerca de 18,8% da população empregada. (Anthony WALLACE / AFP)

Em termos de desenvolvimento do turismo, as autoridades também estabeleceram como objetivo restaurar os volumes de visitantes estrangeiros e de visitantes noturnos para os níveis anteriores à Covid-19 até 2028.

Outros objetivos delineados incluem a procura de discussões com as autoridades da China continental sobre a possibilidade de introduzir vistos de viagem de entrada múltipla para quem chega do Continente ou facilitar entradas múltiplas em Macau, através de Hengqin.

Além disso, o documento também aborda o projeto de expansão do Aeroporto Internacional de Macau, que deverá ter início no segundo semestre de 2024 e com a sua conclusão prevista em 2029.

A expansão permitirá ao aeroporto receber até 13 milhões de passageiros por ano, impulsionando ainda mais o turismo e o crescimento económico de Macau.

O Aeroporto Internacional de Macau, inaugurado em novembro de 1995, é atualmente o único aeroporto que serve a Região Administrativa Especial de Macau

O projeto de plano define também objetivos de desenvolvimento para quatro grandes indústrias, nopmeadamente a medicina tradicional chinesa, Big Health, finanças modernas, alta tecnologia e MICE. Estes objetivos incluem o aumento do número de fábricas de produtos farmacêuticos e do valor acrescentado industrial da indústria financeira.

Para apoiar o crescimento das empresas tecnológicas, o Governo planeia disponibilizar 200 milhões de patacas em financiamento até 2028 para as empresas qualificadas.

Quanto ao sector MICE, o plano propõe a expansão do espaço MICE da cidade para mais de 260.000 metros quadrados e o aumento do número de eventos para 2.000 a 2.500 por ano até 2028.

Estão previstas 3 sessões de consulta destinadas ao público que terão lugar nos dias 23, 25 e 26 de agosto, no Salão Nobre do Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!