Um tribunal francês indiciou o agente, já colocado em prisão preventiva, por homicídio voluntário, uma vez que este terá alvejado Nahel M., de 17 anos, de forma premeditada e sem que o jovem oferecesse resistência, tal como mostram imagens de vídeo capturadas no momento do disparo fatal.
O procurador de Nanterre, Pascal Prache, já tinha considerado, na manhã desta quinta-feira, que o agente da polícia, um motociclista de 38 anos, tinha disparado de forma abusiva. “O Procurador-Geral considera que não estão reunidas as condições legais para a utilização da arma”, referiu, em conferência de imprensa.
As autoridades acreditam que o crime vai continuar a motivar manifestações em França. De modo a dar resposta a eventuais situações de descontrolo, o Ministério do Interior anunciou a mobilização de 40 mil agentes (cinco mil só para a região capital francesa).
A madrugada de quinta-feira ficou marcada por tumultos em Nanterre, na região de Île-de-France, que resultaram em vários incêndios em edifícios públicos e nas ruas da cidade. A escalada de violência após a morte de um menor obrigou à mobilização de 40 mil polícias para os arredores de Paris.
Leia mais em Jornal de Notícias