Início » Melhorar as qualificações laborais com treino prático para aliviar o desemprego

Melhorar as qualificações laborais com treino prático para aliviar o desemprego

Lei Leong Wong*

De acordo com dados da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, a taxa de desemprego dos residentes locais em janeiro-março deste ano atingiu 3,9 por cento, uma descida de 0,2 pontos percentuais em relação ao período anterior, enquanto a taxa de subemprego também desceu 0,5 pontos percentuais, para 2,2 por cento.

A situação do emprego melhorou significativamente nos últimos meses, impulsionada pela recuperação da indústria do turismo, mas alguns moradores relataram que não conseguiram encontrar oportunidades, apesar do seu desejo de entrar no mercado de trabalho.

Recomenda-se que o Governo formule medidas específicas de apoio e formação eficaz com base nos dados disponíveis, de modo a ajudar os grupos relevantes a aumentar as suas hipóteses de reinserção no mercado de trabalho através da atualização ou transição de competências, e aliviar a suas dificuldades financeiras pessoais e familiares.

Tomemos como exemplo a situação de emprego de pessoas de meia-idade e jovens de coração.

De acordo com a DSEC, no quarto trimestre de 2022, havia 4.000 desempregados na faixa etária entre os 45 e os 64 anos. A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais organizou 78 sessões de emparelhamento profissional de janeiro a abril deste ano, ajudando mais de 3.000 pessoas a garantir emprego, principalmente nos setores de hotelaria, segurança, limpeza, retalho geral ou de luxo, e catering.

No entanto, de acordo com as autoridades, a maioria dos candidatos a emprego, como os de meia-idade e idosos, inscreveram-se para empregos nas indústrias da construção e do jogo, que são mais exigentes fisicamente ou requerem menos mão-de-obra.

A situação de emprego para essas pessoas ainda não é otimista, dado o declínio homólogo de 2.665 posições a tempo inteiro na indústria do jogo no quarto trimestre de 2022 e a queda no emprego nas indústrias de jogos e construção de janeiro a março deste ano.

No passado, a indústria do jogo fornecia um grande número de oportunidades de emprego para os residentes locais e absorvia muitos trabalhadores de meia-idade e mais velhos, aliviando assim o problema do desemprego deste grupo etário.

Com a intensa reestruturação da indústria do jogo e a futura orientação política, as operações corporativas também serão orientadas pelos objetivos de abrir mercados de visitantes internacionais e desenvolver elementos não-jogo, impulsionando o desenvolvimento da indústria do turismo de Macau e consolidando o estatuto de Macau como um pólo turístico e de lazer. Isto fará com que as exigências em termos de procura de mão-de-obra e qualidade de serviço também sejam alteradas.

De acordo com dados de 2019, antes da pandemia os “10 principais mercados emissores” de turistas para Macau eram o interior da China, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Filipinas, Japão, Malásia, Estados Unidos, Indonésia e Tailândia, nessa mesma ordem.

Recomenda-se que, além de promover cursos de treino nos locais de trabalho para empresas de jogo, devem ser oferecidos cursos em vários idiomas, incluindo conversação prática e de hospitalidade, para melhorar o padrão geral e a capacidade dos candidatos a emprego que desejam ingressar na indústria de jogo e aumentar as suas oportunidades de emprego. Isso também ajudará a criar uma fonte de trabalhadores qualificados para a indústria e promover o desenvolvimento saudável e sustentável do jogo, turismo e indústrias relacionadas.

*Aliança de Povo de Instituição de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!