Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica - Plataforma Media

Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergey Lavrov, que falou à imprensa no final da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, referiu que teve um “diálogo muito prolongado e consistente” com o estadista angolano, onde foi analisado, com detalhes, as relações bilaterais entre os dois países.

“Temos intenção e manifestamos a prontidão recíproca para desenvolver estas relações em vários domínios e fazemo-lo como qualquer parceiro normal no espaço das relações internacionais”, disse Sergey Lavov.

O chefe da diplomacia russa adiantou que entre as acções a serem desenvolvidas, destaque recai para a realização da reunião intergovernamental mista para cooperação económica, comercial e técnico-científica, agendada para Abril, em Luanda.

A Comissão mista Intergovernamental de Cooperação Económica, Técnico-científica e Comercial Angola-Rússia reuniu-se, em 2021, e passou em revista os vários acordos e protocolos de cooperação rubricados no final da reunião, incluindo uma Declaração Conjunta em que se realça o desejo de manter e incrementar a cooperação histórica e estratégica entre os dois Estados.

Na ocasião, os dois países manifestaram o interesse em reforçarem e diversificarem a cooperação nos domínios de Energia e Petróleo e Gás, mediante a criação de parcerias público-privadas.

O chefe da diplomacia russa disse que abordou, também, com o Presidente João Lourenço a preparação da Cimeira dos BRICS (bloco económico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece no final de Agosto, em Durban, na África do Sul, onde se espera convidar vários líderes africanos, incluindo o Presidente João Lourenço.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
PolíticaPortugal

PM de Portugal alerta que é preciso prevenir "consequências indesejadas" de sanções à Rússia

Política

Rússia admite estar em conflito aberto com os Estados Unidos

Política

Detenção de Putin no estrangeiro seria uma "declaração de guerra"

Política

Autoridades fazem buscas em casas de ativistas opositores do Kremlin

Assine nossa Newsletter