Início Angola Angola sobe e Guiné-Bissau desce no Índice Ibrahim de Governação Africana

Angola sobe e Guiné-Bissau desce no Índice Ibrahim de Governação Africana

Apesar de uma melhoria marginal na última década, a boa governação em África “estagnou” desde 2019 e, em 2021, o continente estava menos seguro, menos protegido e era menos democrático do que em 2012. As conclusões são do Índice Ibrahim de Governação Africana de 2022, revelado ontem. Entre os países de língua portuguesa, Angola foi o que mais progrediu, com Guiné-Bissau a ser o que mais lugares perdeu, numa lista onde só Cabo Verde está nos dez primeiros.

“Melhorias no desenvolvimento humano e nas bases para oportunidades económicas são prejudicadas por uma situação de segurança cada vez mais perigosa e um retrocesso da democracia, enquanto o continente luta para gerir os impactos combinados da pandemia da covid-19 e da crise climática”, lê-se no documento da fundação do empresário britânico de origem sudanesa. “Uma ação é urgentemente necessária para enfrentar o retrocesso democrático e a crescente insegurança de forma a evitar a reversão de vários anos de progresso na governação”, acrescenta.

O próprio Mo Ibrahim alertou para o aumento do autoritarismo. “Começámos a ver golpes de Estado, que pensávamos que eram uma coisa do passado. Começámos a ver este fenómeno do homem forte. É algo que precisamos de combater”, afirmou, citado pela Reuters. Dos 29 golpes registados em todo o mundo entre 2012 e 2021, 23 ocorreram em África, em especial na área do Sahel.

Segundo o relatório, em 2021, quase 70% da população do continente vivia num país onde o nível de segurança e de Estado de Direito é pior do que em 2012, sendo este indicador o que mais retrocedeu na última década – com um acelerar da degradação nos últimos cinco anos. Por outro lado, mais de 90% da população africana vive num país onde o nível de desenvolvimento humano – que tem em conta índices como o acesso à saúde, à educação, à segurança social ou a um ambiente sustentável – é melhor do que era em 2012.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!