Início Destaques Oceanos: o potencial para a economia mundial é ainda subestimado

Oceanos: o potencial para a economia mundial é ainda subestimado

“Os oceanos estão numa situação pior do que a maioria das pessoas pensa”, foi desta forma que Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul deu o mote à discussão sobre a saúde e sustentabilidade dos oceanos. O ambientalista foi um os intervenientes do BNP Paribas Sustainable Future Forum (SFF) 2022, que decorreu em Lisboa, tendo como tema central global Navegando a Transição, discutindo de que forma podemos trabalhar no caminho de transição para atingir emissões líquidas zero antes de 2050.

O CEO da Fundação Oceano Azul acrescentou que nos últimos anos se tem dado muita atenção à diminuição da biomassa, fruto da sobrepesca (a par da pesca ilegal), hoje a poluição através dos plásticos tornou-se um problema muito mais mediático. “E hoje, claro, percebemos que o maior impacto nos oceanos são as alterações climáticas”, e isto porque os oceanos não só são uma ferramenta importante de mitigação dessas alterações como são seriamente afetados por elas. Afinal trata-se de um recurso que já existe há milhares de anos e é responsável por “30% da biodiversidade”.

Tiago Pitta e Cunha chamou ainda a atenção para um outro problema: a temperatura. Até recentemente pensava-se que a temperatura estava a subir nos trópicos e nas águas mais superficiais, mas as últimas descobertas científicas revelaram que, na verdade, todos os oceanos estão a aquecer. “É um problema global”, constata o CEO da Fundação Oceano Azul, acrescentando que isso não só significa que o Ártico está a derreter, mas, também que a Antártica também já mostra sinais do mesmo. O que tem como consequência a subida das águas dos mares e, com isso, que, provavelmente, a maioria dos alimentos produzidos e rios como o Delta, no futuro estarão em zona submersas.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!