Início Eleitos Pandas como “tesouro nacional” para desenvolver o turismo e conservação ecológica

Pandas como “tesouro nacional” para desenvolver o turismo e conservação ecológica

Che Sai WangChe Sai Wang*

A RAEM tem uma relação de longa data com os pandas. Este “tesouro nacional” é mais do que uma ponte de comunicação e troca entre o Governo central e a Região, é também um símbolo do carinho que o Governo tem por Macau.

A 19 de dezembro de 2014, durante a sua visita a Macau para celebrar o 15º aniversário da transferência de soberania de Macau, Xi Jinping anunciou que o Governo central iria oferecer um casal de pandas a Macau. Estes animais foram batizados com o nome da geração que os antecedeu, “Kaikai” e “Xinxin”. Foram nomes escolhidos pela própria população de Macau – já conhecidos por todos -, como símbolo da conservação da relação entre as regiões. Kaikai e Xinxin, dois animais cheios de alegria e amor, representam os desejos de felicidade para toda a população de Macau e são uma expressão direta do entusiasmo dos mesmos em receberem um presente do Governo central.

O Pavilhão do Panda Gigante de Macau está localizado no Parque Seac Pai Van, Coloane, com uma área total de aproximadamente 3000 metros quadrados. Os pandas podem ainda usufruir de dois parques interiores com 330 metros quadrados cada e dois parques exteriores de aproximadamente 660 metros quadrados.

A criação destes animais, além de todas as suas bases científicas, segue ainda toda a sua experiência prática. Num processo contínuo integrando hipóteses, provas, observação, documentação e pesquisa, Macau está gradualmente a desenvolver um modelo de criação de pandas.

De momento, foram já conseguidos vários resultados positivos na reprodução, criação, cuidado médico, nutrição, treino comportamental e educação de pandas. Kaikai e Xinxin foram pais dos gémeos “Jianjian” e “Kangkang”, em 2016. Por isso, é agora mais importante do que nunca manter um número estável de funcionários no pavilhão, possivelmente contratando até novos profissionais, para garantir que estes animais recebem os cuidados necessários.

Sendo Macau um Centro Mundial de Turismo e Lazer, a cidade atrai turistas de todo o mundo à procura da uma mistura única entre a cultura chinesa e a cultura portuguesa.

A reputação dos pandas como “tesouro nacional” deve ser promovida para que também este aspeto contribua para o turismo em Macau, para além da sensibilização tanto da população como dos turistas para a importância da conservação ecológica e cultura tradicional. Esta é uma abordagem multifacetada que irá ajudar a desenvolver a economia turística da Região.

Todavia, o facto de poucos turistas que visitam Macau, mesmo aqueles vindos da China continental, estarem cientes do facto da cidade possuir estes “tesouros nacionais”, prova que o Governo tem sido negligente no seu trabalho de promoção dos animais. Esta é uma área que deve ser melhorada imediatamente.

O falecimento por doença da macaca-dourada do Parque de Seac Pai Van serviu como um alerta. Temos de procurar uma melhor forma de cuidar destes animais protegidos em Macau e de ao mesmo tempo tirar partido dos mesmos para promover o turismo da cidade. Este deve ser o foco do trabalho futuro da Região, desenvolver o seu turismo e sensibilizar a população para a importância da conservação ecológica e proteção ambiental.

*Deputado da Assembleia Legislativa de Macau/Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!