Início Mundo Congresso dos EUA vota para impedir presidentes de anularem resultados eleitorais

Congresso dos EUA vota para impedir presidentes de anularem resultados eleitorais

AFP

Deputados da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votaram esta quarta-feira a favor da modernização de uma lei, com 135 anos, que aliados de Donald Trump tentaram usar para anular os resultados das eleições presidenciais de 2020

A 50 dias das eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos, os projetos de reforma eleitoral reapareceram no Congresso, em meio à onda de candidatos republicanos que ainda se negam a reconhecer a vitória de Joe Biden em 2020.

O texto retira toda a ambiguidade no texto da Lei de Contagem Eleitoral (Electoral Count Act, ECA) sobre o papel do vice-presidente na certificação das eleições presidenciais, limitando seu papel a uma atuação simbólica. A ECA estabelece como se contam os resultados do colégio eleitoral estado por estado, bem como o número de congressistas necessários para contestar os resultados eleitorais de um estado.

“Este projeto de lei impedirá o Congresso de escolher ilegalmente o presidente”, assinalou a republicana Liz Cheney, coautora do texto, que tem um papel de liderança na investigação do Congresso sobre as ações de Trump antes e durante a violência do ano passado.

O texto foi aprovado por 229 votos (com o apoio de todos os democratas) a 203, mas parece improvável que prevaleça nas próximas negociações para fundir a legislação com uma versão mais restrita do Senado, que parece já ter o apoio republicano necessário para chegar à mesa de Biden.

Nenhum esforço é tão abrangente quanto a Freedom to Vote Act e a John Lewis Voting Rights Advancement Act, que caíram por causa de um bloqueio republicano no Senado.

Os democratas progressistas veem a iniciativa mais recente como um substituto fraco para esses projetos de lei, que visavam à introdução de leis de votação restritivas em estados liderados por republicanos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!