Início » Índice empresarial moçambicano com melhoria “abaixo do esperado”

Índice empresarial moçambicano com melhoria “abaixo do esperado”

O Índice de Robustez Empresarial criado pela Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique subiu de 27% para 28% no segundo trimestre de 2022, “abaixo do esperado”, anunciou hoje a associação empresarial.

Índice empresarial moçambicano com melhoria

“A avaliação do Índice de Robustez Empresarial (IRE) nacional sugere que no segundo trimestre o setor empresarial manteve o ritmo” do trimestre anterior, “sendo que este indicador apresentou uma tendência de recuperação, passando de 27% para 28%, embora abaixo do esperado”, lê-se na análise da CTA consultada hoje pela Lusa.

“O ligeiro alargamento da robustez empresarial a nível nacional foi suportado pelo início da época de comercialização agrícola, bem como pelo impulso das atividades portuárias e de logística, num cenário sem restrições económicas associadas ao combate da covid-19”, acrescentou.

Leia também: António Costa satisfeito com progressos no processo de paz em Moçambique

Ao nível dos componentes do índice, o indicador de emprego evidenciou uma ligeira melhoria, de 115 para 116,56 pontos, entre o primeiro e o segundo trimestre, suportado “pelos empregos sazonais”, ligados à agricultura.

A CTA estima que atual trimestre (que termina em setembro) venha a sublinhar uma “tendência de melhoria”, à medida que a covid-19 fica para trás e ainda graças ao pico da época de comercialização agrícola, bem como à retoma de atividades de entretenimento e turísticas.

Leia também: China e Coreia do Sul querem apoiar exploração de gás natural em Moçambique

O início de exportação de gás liquefeito da bacia do Rovuma e a retoma de apoios externos na sequência do acordo de maio entre o Governo moçambicano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sustentam também a previsão.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!