Al-Qaida publica livro sobre planos dos ataques de 11 de setembro - Plataforma Media

Al-Qaida publica livro sobre planos dos ataques de 11 de setembro

A organização terrorista Al-Qaida publicou ontem um livro escrito por um líder do grupo com detalhes sobre a preparação dos ataques às Torres Gémeas e ao Pentágono a 11 de setembro de 2001, 21 anos após os atentados

O texto de 250 páginas é atribuído a Abu Mohamed al-Masri, um membro sénior da organização fundamentalista islâmica que morreu em 2020 no Irão.

Al-Masri relata que os ataques começaram a ser preparados quando se instalaram no Afeganistão em 1996, e que se destinavam a arrastar os Estados Unidos para uma longa guerra de desgaste.

A ideia surgiu quando um piloto egípcio sugeriu a queda de um avião civil com milhares de litros de combustível num “importante e simbólico edifício americano”, explica o livro, agora publicado pelo ramo de comunicação da Al-Qaeda, As Sahab.

Assim, alguns milicianos foram submetidos a uma formação especial em combate em 1998 e depois inscreveram-se em escolas de voo em diferentes partes do mundo.

Finalmente, a 11 de setembro de 2001, membros da Al-Qaida desviaram quatro aviões civis em diferentes partes dos Estados Unidos.

Dois deles atingiram as Torres Gémeas em Nova Iorque, outro colidiu com o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa, e o último caiu na Pensilvânia após os sequestradores terem sido abatidos pelos passageiros para evitar outro ataque.

Estes ataques desencadearam a invasão do Afeganistão, e aquilo a que os EUA chamaram a “guerra ao terror”.

O líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, foi morto numa operação militar dos EUA no Paquistão em 2011 e o seu sucessor, Ayman al-Zawahiri, foi morto a 31 de julho num ataque com drone dos EUA na capital afegã, Cabul.

Related posts
MundoPolítica

EUA honra memória das vítimas do 11 de setembro no 21º aniversário do atentado

MundoPolítica

PR considera que guerra na Ucrânia dá “significado especial” ao 11 de setembro

DesportoMacau

Um dos maiores arquivos privados do GP Macau revelado em livro

ChinaPolítica

General americano alertou China para saúde mental de Trump, revela livro

Assine nossa Newsletter