Início » Governo português dá 125 euros a quem ganhe até 2700 euros e quer baixar IVA da luz

Governo português dá 125 euros a quem ganhe até 2700 euros e quer baixar IVA da luz

“O Governo decidiu atribuir um pagamento extraordinário no valor de 125 euros a cada cidadão não pensionista com rendimentos até 2700 euros mensais”, anunciou António Costa no Palácio da Ajuda, durante a apresentação do pacote de apoios às famílias. Este valor será pago “uma única vez”, em outubro, de forma direta, frisou.

O Executivo também aprovou, “independentemente do rendimento da família, o pagamento extraordinário de 50 euros por cada descendente, criança ou jovem, que tenham a cargo”, prosseguiu o chefe de Estado. Este montante será igualmente pago em outubro e atribuído uma única vez a cada cidadão elegível.

Leia ainda: Diretiva europeia permite ao governo baixar IVA do gás e da luz de 23% para a taxa mínima de 6%

Já os pensionistas receberão, também em outubro, “um suplemento extraordinário equivalente a meio mês de pensão”, anunciou Costa.

Neste capítulo, o Governo propôs também à Assembleia da República que, no próximo ano, as pensões até 886 euros aumentem 4,43%. As pensões de montantes entre 886 e 2659 euros crescerão 4,07% e as restantes subirão 3,53%. Costa assegurou que, desta forma, os pensionistas “verão integralmente reposto o poder de compra perdido ao longo deste ano”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!