Início » Colecção de pintura sobre vida e obra de António Agostinho Neto em mostra

Colecção de pintura sobre vida e obra de António Agostinho Neto em mostra

Manuel Albano

Uma colecção de pinturas do artista plástico António Domingues, que faz parte de uma edição especial de ilustrações trilingue (português, inglês – francês), do livro “Sagrada Esperança”, é inaugurada hoje às 18h00, e fica patente até 10 de Novembro do ano em curso, na Galeria de Exposições do Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Praia do Bispo, em Luanda, como entrada livre.

Colecção de pintura composta por dez quadros do artista António Domingues é inaugurada hoje, inserida nas festividades do centenário do Poeta Maior.

Leia também: Agostinho Neto, história de heroísmo e bravura

A colecção é composta por dez quadros, onde o artista utilizou a técnica do óleo sobre tela com cores quentes e foi exposta pela primeira vez quando o corpo do Fundador da Nação foi transladado para o Mausoléu onde jaz. A exposição especial, para saudar o centenário do Poeta Maior, fica patente ao público até 10 de Novembro do ano em curso, com acesso livre

De acordo com o docente, pesquisador e antigo director do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), Óscar Guimarães, um dos promotores da iniciativa, explicou, ontem, ao Jornal de Angola, que os desenhos remontam da década de 1989, numa edição da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Leia também: Observador eleitoral de Angola refere que “ambiente foi favorável ao exercício do direito de voto”

A colecção, disse, foi adquirida pelo Estado angolano para fazer parte da decoração do Mausoléu, muito antes da construção do actual Memorial Dr. António Agostinho Neto.

Na altura, no Mausoléu, revelou, as obras estavam sob controlo da então Secretaria de Estado da Cultura, e só depois, passou a guarda do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC). Óscar Guimarães lamentou o facto da maior parte da população angolana desconhecer a existência da colecção que ilustra a edição especial do “Sagrada Esperança”, que foi exposta muito poucas vezes.

Leia mais em: Jornal de Angola

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!