Bombeiros de Portugal dizem que Governo devia ter acionado mecanismo europeu - Plataforma Media

Bombeiros de Portugal dizem que Governo devia ter acionado mecanismo europeu

Um dos aviões Canadair que estava avariado já está operacional e a ajudar no combate ao incêndio que lavra, desde sábado, na Serra da Estrela. A informação foi confirmada à TSF por fonte da Proteção Civil. O segundo Canadair ainda está em manutenção.

A avaria de um dos aviões Canadair é, para o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, uma situação preocupante. À TSF, António Nunes sublinha que os Canadair são os que têm maior capacidade de transportar água, pelo que estas avarias podem comprometer a capacidade dos dispositivos de combate aos fogos.

“Todos os meios aéreos que foram contratualizados, na sua inoperatividade podem ter uma implicação maior ou menor na ajuda que fazem aos bombeiros no combate aos incêndios florestais. No caso particular dos Canadair, consideramos a situação um pouco mais preocupante porque são os únicos aviões que estão disponíveis para o combate aos incêndios florestais com elevada capacidade de água e, por isso, a sua ausência por alguns momentos como já ocorreu ou durante um período mais alargado é, naturalmente, uma situação que pode não comprometer um incêndio em especial, mas comprometer a capacidade do dispositivo na sua globalidade para poder fazer o apoio ao combate aos incêndios florestais”, explica.

Leia mais em TSF

Related posts
BrasilSociedade

Brasil ultrapassa número de incêndios registado em todo o ano de 2021

ChinaSociedade

Incêndio arrasa arranha-céu em cidade na China

PortugalSociedade

Portugueses são os mais preocupados com a destruição das florestas

PortugalSociedade

Previsão do tempo em Portugal nos próximos dias é "péssima" para os incêndios

Assine nossa Newsletter