Cinco formas de reduzir o desperdício alimentar - Plataforma Media

Cinco formas de reduzir o desperdício alimentar

desperdício, cozinha

Anualmente, o desperdício alimentar ronda cerca de 88 milhões de toneladas. Segundo os dados mais recentes divulgado pelo Parlamento Europeu, 40% deste valor diz respeito ao desperdício doméstico.

Parte dos alimentos que não utilizamos termina em locais como aterros sanitários, onde se decompõe anaerobicamente, expelindo metano (um gás de efeito estufa 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono).

Leia também: Encher a despensa custa quase mais 22 euros desde o início da guerra na Ucrânia

Aplicar estratégias para organizar as refeições e as prateleiras da sua cozinha, irá contribuir simultânea e positivamente para a sua saúde. Além disso, são pequenas mudanças que beneficiam a sustentabilidade e prevenção de alterações climáticas.

Para o ajudar, a Men’s Health reuniu cinco estratégias para organizar a sua alimentação e reduzir o desperdício na cozinha.

1. Planeamento consciente de refeições

É importante estar atento ao que está a colocar no seu corpo e no frigorífico. Antes de ir às compras, confirme o que tem e o que precisa de ser consumido primeiro. Ao criar o hábito de planear as refeições e saber o que tem na cozinha, é mais provável que compre apenas os ingredientes necessários.

Leia mais em: Men’s Health

Este artigo está disponível em: English

Assine nossa Newsletter