Início » Zelensky diz que destino do Donbass vai ser decidido pelo combate em Severodonetsk

Zelensky diz que destino do Donbass vai ser decidido pelo combate em Severodonetsk

TSF

Líder ucraniano adianta que os russos estão a sofrer “perdas significativas” num confronto “muito feroz” por uma “cidade fantasma

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, salientou esta quarta-feira que a luta das forças ucranianas contra os russos na cidade de Severodonetsk “está a decidir o destino” do Donbass, no leste do país.

“A batalha por Severodonetsk é uma das mais difíceis desde o início da invasão russa em larga escala da Ucrânia e o destino do Donbass está a ser decidido lá”, realçou o chefe de Estado ucraniano, durante o seu discurso noturno diário em vídeo dirigido à nação.

Zelensky salientou que ao 105.º dia da invasão russa da Ucrânia, a cidade de “Severodonetsk continua a ser o epicentro do confronto no Donbass”.

“Estamos a defender as nossas posições, infligindo perdas significativas ao inimigo”, assegurou.

“Esta é uma batalha muito feroz, muito difícil. Provavelmente uma das mais difíceis ao longo desta guerra. Estou grato a todos os que defendem este país. De muitas maneiras, o destino do nosso Donbass está a ser decidido lá”, reforçou Zelensky.

O chefe de Estado ucraniano considerou ainda “absolutamente loucas” as notícias divulgadas pelos russos, de que está a ser preparado um “pseudocampeonato” com alguns clubes de futebol de todos os territórios ocupados, de regiões como Donetsk, Lugansk, Kherson, Melitopol, Crimeia e até parte da Geórgia.

“Seria um escárnio dos ocupantes para com quem sabe como era antes [a região]”, atirou.

Dez anos antes, Donetsk era uma cidade “forte, orgulhosa e desenvolvida” e, depois da chegada do Exército russo, é “uma cidade fantasma que perdeu a maioria dos seus habitantes, milhares de vidas e absolutamente todas as perspetivas”, lembrou.

Volodymyr Zelensky reforçou que apenas o “regresso da Ucrânia, da bandeira e da lei ucraniana, significará uma vida normal para aqueles territórios e cidades”.

Leia mais em TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!