Início Destaques Rússia avisa que Crimeia será russa “para sempre”

Rússia avisa que Crimeia será russa “para sempre”

O Governo russo avisou esta quinta-feira que a Crimeia ficará “para sempre” com a Rússia, apesar das “sanções e ameaças” do Ocidente, numa declaração alusiva ao oitavo aniversário da anexação daquele território do sudeste da Ucrânia.

O regime russo oficializou a “reintegração da Crimeia na Federação Russa” em 18 de março de 2014, dois dias depois de um referendo favorável no território que tinha invadido, não reconhecido pela comunidade internacional.

“Quer gostem ou não, o futuro da Crimeia é para sempre com a Rússia”, declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russa, Maria Zakharova, citada pela agência oficial russa TASS.

Zakharova disse que a questão da Crimeia “está completa e irrevogavelmente encerrada”, numa alusão às pretensões da Ucrânia de que a península banhada pelos mares Negro e de Azov passe novamente para a soberania de Kiev.

“Nenhuma sanção, nenhuma ameaça, nenhuma chantagem, quer sejam os Estados Unidos da América ou os seus satélites, que se imaginam como uma espécie de senhores coletivos do mundo, mudará a nossa posição”, disse Zakharova num encontro com a comunicação social.

A porta-voz do ministério liderado por Serguei Lavrov referiu que a celebração na Crimeia do aniversário da reintegração decorrerá sob o lema “Primavera Crimeana — Juntos para Sempre!”, referindo que “reflete o estado de espírito da maioria absoluta” do povo do território.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!