EUA recusou e Bolsonaro pediu ajuda a Putin para submarino nuclear -

EUA recusou e Bolsonaro pediu ajuda a Putin para submarino nuclear

A recusa dos Estados Unidos em ajudar o Brasil em seu projeto de submarino nuclear levou o presidente Jair Bolsonaro a pedir apoio de Vladimir Putin, o que foi acertado na sua polêmica viagem de fevereiro a Moscou e agora está em xeque devido à guerra na Ucrânia.

O auxílio com a certificação do combustível a ser usado no reator do submarino e questões de engenharia levou missões técnicas da Marinha do Brasil a Washington para discutir cooperação. Por volta de 2018, ficou claro que isso não daria em nada.

Segundo um militar com conhecimento das tratativas, os americanos enrolavam os brasileiros e pediam novas informações. O Itamaraty, que participava em conjunto da negociação, resolveu procurar alternativas ante o impacto de cronograma.

A Rússia de Putin, segunda maior potência no campo depois dos EUA, era uma boa candidata, apesar de já estar na mira ocidental devido à anexação da Crimeia, em 2014. Houve conversas iniciais, mas a chegada de Bolsonaro ao poder inicialmente paralisou o processo.

Isso porque o então novo chanceler, Ernesto Araújo, apesar de se dizer antiglobalista como o presidente russo, era um defensor árduo do alinhamento incondicional com Washington. Vetou a associação com Moscou, o que levou o problema de volta à mesa do Ministério da Defesa.

Em 2020, as conversas foram retomadas, com apoio da ala militar do governo. A ejeção de Ernesto da cadeira, ocorrida em março de 2021, acelerou o processo, que teve em Flávio Rocha um de seus motores. Almirante de quatro estrelas da ativa e secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Rocha foi a Moscou no final de 2021 com a missão de amarrar os pontos de cooperação.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Related posts
AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

BrasilChina

Especialistas apresentam as prioridades brasileiras de negócios com a China

BrasilPolítica

Militares querem manter presidente da Petrobras no cargo

BrasilLifestyle

‘Não assisto BBB22. Muito ruim’, diz Bolsonaro

BrasilPolítica

Milhares de brasileiras protestam contra Jair Bolsonaro

Assine nossa Newsletter