Início » Petróleo pode atingir “preços inimagináveis”

Petróleo pode atingir “preços inimagináveis”

Ao intervir numa videoconferência, no último sábado, que analisou as possíveis consequências do conflito Rússia – Ucrânia, Flávio Inocêncio disse que a procura por petróleo continuará muito alta, apesar dos esforços mundiais de redução da dependência de combustíveis fósseis.

Um dado avançado pelo especialista angolano, residente em Londres, onde é docente universitário, tem a ver com o facto de actualmente estar-se com um consumo mundial acima de 100 milhões de barris por dia de petróleo, o que desafia os produtores a continuarem com ofertas altas para responder a procura. Este mesmo facto, conforme disse, vai provocar que os preços médios de 80 dólares previstos para este ano continuem a ser superados em terrenos positivos.

O barril chegou a custar 105 dólares nas negociações da última semana, pese embora o facto de arrancar esta nova ronda semanal ligeiramente abaixo dos USD 100.

Recuperar os empregos

O sector petrolífero angolano despediu, entre 2020 e 2021, entre 300 e 500 técnicos, devido a paragem forçada de muitos projectos por força da Covid-19 e a interrupção da procura por parte dos grandes consumidores.

Estes indicadores foram partilhados pelo contabilista Félix Dala, na videoconferência promovida pelo grupo angolano de consultoria financeira PoupaInvest.

Diante do actual cenário, Félix Dala acredita que esta força de trabalho perdida poderá regressar ao sector, o que gera expectativas positivas, desde que cheguem novos investimentos.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!