Início » Cimeira Europa África arranca em Bruxelas

Cimeira Europa África arranca em Bruxelas

A cimeira, que reúne vários Chefe de Estado e de Governo, está a ser encarada como a oportunidade soberana para as duas organizações estabelecerem as bases para uma parceria renovada e mais profunda, que conte com o mais alto envolvimento político e se baseie na confiança e na compressão clara dos interesse mútuos.

Assim, espera-se que os dirigentes da União Europeia e da União Africana se debruçam, também, sobre instrumentos e soluções que promovam a estabilidade e a segurança, por meio de uma arquitectura de paz e segurança renovadas.

Está, igualmente, prevista, durante a cimeira, a realização de mesas-redondas temáticas, com a presença dos Chefes de Estado e de Governo de ambas as partes, que vão analisar temas como  “o financiamento do crescimento”, “os sistemas de saúde e a produção de vacinas”, “a agricultura e o desenvolvimento sustentável”, “a educação, a cultura e a formação profissional, a migração e a mobilidade”, “o apoio ao sector privado e a integração económica”, “a paz, a segurança e a governação” e “as alterações climáticas e a transição energética, a digitalização e os transportes”.

Está previsto, no final da cimeira, a adopção de uma declaração assinada pelas partes, sobre uma visão conjunta para 2030. Angola faz-se representar na cimeira, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

De recordar que, contudo, a 5ª Cimeira União Africana – União Europeia teve lugar de 29 a 30 de Novembro de 2017, em Abidjan, Costa do Marfim. Nessa ocasião, os dirigentes da União Europeia e da União Africana adoptaram uma declaração conjunta que define as prioridades comuns da parceria, norteada por quatro domínios: oportunidades para os jovens, paz e segurança, mobilidade e migração e cooperação em matéria de governação.

A propósito da realização da 6ª Cimeira União Europeia – União Africana, o diplomata de carreira Sebastião Quixito, afecto ao Ministério das Relações Exteriores (MIREX), disse ao Jornal de Angola que o encontro reveste-se de grande importância para os dois continentes, na medida em que vai permitir o fortalecimento das parcerias entre as duas organizações e o cimentar dos fundamentos que as norteiam.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website