Início » Morreu o antigo jornalista Artur Albarran

Morreu o antigo jornalista Artur Albarran

Artur Albarran, antigo jornalista e apresentador de televisão, morreu esta terça-feira aos 69 anos. O comunicador lutava contra um cancro, que o levou a ser internado de urgência no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, em novembro do ano passado. Em 2019, o profissional recebeu um transplante de medula óssea, depois de ter lutado durante oito anos contra uma doença oncológica. Artur Albarran esteve também internado no hospital Amadora-Sintra, com covid-19.

Filho de um empresário de madeiras exóticas, o comunicador nasceu em Moçambique e chegou a Portugal aos 18 anos. Desde cedo se mostrou um comunicador nato e começou a carreira no Rádio Clube Português. Depois do 25 de Abril fugiu para França, acusado de cooperação nas Brigadas Revolucionárias. Seguiram-se alguns anos no exílio e trabalhos pontuais na BBC, em Londres, nos Estados Unidos e no Brasil.

Regressou a Portugal e integrou os quadros da RTP, estação que o enviou à Guerra do Golfo, em 1991. No ano seguinte, nova presença num conflito armado, desta vez na Somália. Foi chefe de Redação da estação pública. Nos cargos de chefia destacou-se, ainda, na direção de “O Século Ilustrado” e, em 1993, com o aparecimento das estações privadas, muda-se para a TVI, estação na qual se torna pivô da informação. A aventura não durou muito e, em 1996, troca o quarto canal pela SIC, na qual é desafiado a apresentar programas de entretenimento como “Imagens reais” – onde usa as expressões que o vão acompanhar para sempre, como “a tragédia, o drama, o horror” – ou “Cadeira do poder”.

Mais tarde, decide afastar-se do pequeno ecrã para se tornar presidente da EuroAmer, uma empresa imobiliária do Grupo Carlyle.

Em 2005 chegou a ser detido pela Polícia Judiciária, por suspeita de branqueamento de capitais. Nunca foi acusado e o caso acabou arquivado após sete anos de investigação.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!