Início » Produção diamantífera pode gerar 1,4 mil milhões de dólares

Produção diamantífera pode gerar 1,4 mil milhões de dólares

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P) prevê, para este ano, uma produção de 10,05 milhões de quilates e uma receita estimada no valor de 1,4 mil milhões de dólares, anunciou, segunda-feira (17), em Luanda, o presidente do Conselho de Administração.

José Augusto Ganga Júnior apresentou o balanço do sector referente ao ano findo e as perspectivas de 2022, tendo realçado que, em 2021, o sector registou uma produção de 8,7 milhões de quilates, dos 9,1 milhões previstos, 3,8 por cento abaixo da meta estabelecida. Quanto ao não cumprimento da referida meta, o presidente do Conselho de Administração, José Augusto Ganga Júnior, esclareceu que se deveu às limitações de produção devido à pandemia da Covid-19, que afectou várias instalações mineiras.

A título de exemplo, Ganga Júnior explicou que na mina do Catoca foram registados cerca de 300 casos de Covid-19 em funcionários, provocando a redução do volume das operações. Ainda no Catoca, acrescentou, houve uma ligeira redução dos níveis de produção.

No caso específico da mina do Furi, registou-se cerca de 264 casos, o que reduziu a exploração mineira, alterando a carga horária de 24 horas por dia para apenas 12 horas em movimento de terras, para a extracção do esterili e cascalho. Todavia, assumiu, que os constrangimentos não aconteceram em todas as minas, sendo que as outras  cumpriram, casos do Cuango e Chitotolo, tendo estas ultrapassado as metas de produção.

Não obstante os constrangimentos referidos, até ao momento, de acordo com Ganga Júnior encontram-se em produção 13 projectos mineiros, sendo três de jazigos primários e 10 de jazigos secundários. Por outro lado, disse, com o trabalho árduo em curso nos projectos Catoca , Luaxe, Kaixepa, Lunhinga Tchitengo, Cuango, Chitotolo, Somiluana, Luminas, Calonda, Lulo, Furi, Uari Cambange, Tchegi, Luembe, Luachimo, Mucuanza, Cassanguidi, este ano, deverá ser superada a previsão de 10 milhões de quilates.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website