Início Destaques Moçambique lança projeto de ligação de redes elétricas com Maláui

Moçambique lança projeto de ligação de redes elétricas com Maláui

Os presidentes de Moçambique e Maláui lançaram ontem um projeto de ligação das redes elétricas, que será mais uma via para escoar a energia da barragem de Cahora Bassa, no interior centro moçambicano

“A energia não tem cor política”, referiu o chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de hoje em Balaka, no Maláui, numa alusão aos benefícios do acesso universal à eletricidade para uso de todos, sejam clientes domésticos ou empresariais.

Leia sobre: Plataforma faz-se ao mar na Coreia para dar gás a Moçambique

A linha de alta tensão com uma extensão de 218 quilómetros deverá estar concluída daqui a dois anos e espera-se que resolva problemas de abastecimento no Maláui.

Ao lado de Nyusi, Lazarus Chakwera, presidente do Maláui, enalteceu o projeto e destacou o potencial de criação de postos de trabalho.

O investimento ronda os 127 milhões de dólares (112 milhões de euros) e conta entre os principais financiadores com o Banco Mundial e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW, sigla alemã).

O presidente moçambicano Filipe Nyusi visita o Maláui desde segunda-feira até quarta-feira com um programa que incluiu ainda uma passagem pelas obras de ligação ferroviária entre os dois países, que deve se prevê concluída em 2022.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!