Iniciada reunião-chave para consolidar poder de Xi Jinping

Iniciada reunião-chave para consolidar poder de Xi Jinping

Centenas de membros da elite política da China reúnem-se desde ontem, em Pequim, num dos mais importantes eventos deste ano na agenda política do país, que deve servir para consolidar o poder do Presidente Xi Jinping

Xi deve assegurar um terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC), reforçando ainda mais o seu estatuto como o líder mais poderoso da China, desde o fundador do regime comunista, Mao Zedong, que esteve no poder entre 1949 e 1976.

O Comité Central do PCC reúne até quinta-feira, com um plenário de portas fechadas. Num comunicado, a agência noticiosa oficial Xinhua anunciou que o encontro teve início ontem.

Na ordem do dia está uma resolução sobre a História do Partido, que completou 100 anos, em Julho passado.

O PCC liderou todos os grupos étnicos da China em conquistas notáveis nos últimos 100 anos na história do desenvolvimento humano, de acordo com um comunicado divulgado após a reunião de Outubro do Comitê Central do PCC, onde foi decidida a realização deste plenário.

Os chineses que sofreram subjugação e intimidação desde o advento dos tempos modernos levantaram-se. A nação chinesa avança em direcção à modernização em todas as frentes e o socialismo abriu um caminho de sucesso no país mais populoso do mundo, pode ler-se no comunicado.

Além disso, acrescenta o documento, a China está a dar passos largos para se manter a par dos tempos, e abraça uma perspectiva brilhante de rejuvenescimento nacional.

O XX Congresso realiza-se no próximo ano e vai servir para oficializar o terceiro mandato de Xi.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
Cabo VerdeChina

China quer relações com Cabo Verde num “novo nível”

ChinaMacau

Políticos locais apoiam as posições de Xi Jinping

ChinaMacau

Governo empenhado em cumprir directrizes da resolução do PCC

ChinaPolítica

Xi emerge como “timoneiro” do “rejuvenescimento” da China

Assine nossa Newsletter



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *