Início » Havana festeja aniversário no mesmo dia de protesto da oposição

Havana festeja aniversário no mesmo dia de protesto da oposição

AFP

O Escritório do Historiador de Havana anunciou, nesta segunda-feira (8), dez dias de atividades culturais por ocasião do aniversário de 502 anos da capital de Cuba, festejos que terão seu “dia especial em 15 de novembro”, mesma data em que a oposição convocou uma manifestação

Será “um amplo programa cultural que começa amanhã, terça-feira, dia 9, e terá sua data especial em 15 de novembro, um dia muito importante, e do qual se fala muito nestes dias”, disse a diretora-geral adjunta do Escritório, Perla Rosales.

No dia 15 está previsto o retorno do turismo internacional à ilha e a volta às aulas presenciais para os estudantes do ensino fundamental, depois de meses de fechamento por conta da pandemia.

Além disso, como parte das celebrações do aniversário da capital, haverá concertos, apresentações teatrais, visitas guiadas por lugares históricos e a tradicional volta à Ceiba, na cidade antiga de Havana, que costuma reunir multidões.

Contudo, para esse mesmo dia o grupo de reflexão política Archipiélago convocou uma manifestação pacífica para reivindicar a libertação de presos políticos.

Os organizadores insistem em sua intenção de realizar a marcha, mesmo depois que as autoridades proibiram o protesto e acusaram seus promotores de servirem aos interesses dos Estados Unidos. 

A convocação é resultado das manifestações inéditas registradas em 11 de julho deste ano em Cuba, que deixaram um morto, dezenas de feridos e 1.175 detidos, dos quais 612 permanecem presos, segundo a ONG de direitos humanos Cubalex. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!