Início » Fim das moratórias não preocupa Banco de Portugal

Fim das moratórias não preocupa Banco de Portugal

Termina nesta quinta-feira, 30 de setembro, o prazo da moratória pública

Vem aí uma aterragem suave do fim das moratórias. O Banco de Portugal não está preocupado com o fim da moratória pública que termina já hoje. Alguns contratos ainda irão estar sob moratória até ao final deste ano, mas a esmagadora maioria dos empréstimos abrangidos pela medida voltam já em outubro à situação regular. A exceção irá também para os casos em que os clientes estejam em dificuldades em voltar a pagar as suas prestações da casa ao banco.

Nessas situações, os bancos têm de acomodar soluções para os clientes. Algumas instituições financeiras estão a propor que os clientes paguem transitoriamente apenas os juros dos empréstimos.

Para o Banco de Portugal, a ausência de ansiedade face ao tema baseia-se no facto de muitas famílias terem aderido à medida por precaução. O montante recorde de depósitos das famílias nos bancos também ajuda a afastar receios.

No final de julho de 2021, beneficiavam de medidas de apoio previstas nas moratórias 381,4 mil contratos de crédito, abrangendo 292,6 mil devedores. O montante global de empréstimos em moratória ascendia a 36,8 milhões.

Estes dados vão hoje ser alvo de atualização. O Banco de Portugal divulga hoje o seu balanço relativo aos empréstimos em moratória no final do mês de agosto; o supervisor bancário explica a descida dos contratos abrangidos por moratórias de crédito durante o primeiro semestre com a cessação das moratórias privadas.

No final de julho, o peso dos empréstimos em moratória no montante total de crédito concedido aos particulares era de 11,3%.

Moratórias geram reclamações

Segundo o Banco de Portugal, até ao final de julho de 2021, deram entrada no supervisor 388 reclamações de clientes bancários envolvendo, sobretudo, a implementação das moratórias de crédito e de outras medidas de mitigação da pandemia. “Neste período, na sequência da análise de reclamações, foram instaurados cinco processos de contraordenação a cinco instituições, relacionados com as moratórias de crédito”, indicou o Banco de Portugal no relatório com a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental, divulgado ontem à tarde.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website