Início » Evergrande encaixa 1,2 mil milhões de euros

Evergrande encaixa 1,2 mil milhões de euros

Perante uma crise de liquidez, a gigante chinesa Evergrande alienou parte da participação que tinha num banco

É mais um capítulo na história da Evergrande. A gigante chinesa – que está a braços com uma crise de liquidez e que na semana passada não pagou os juros a um conjunto de investidores que detêm dívida da empresa – tem nesta quarta-feira mais um pagamento de juros a fazer aos investidores. Depois do comportamento registado na semana passada, o mercado mostra-se com dúvidas sobre o que irá acontecer e a empresa, neste momento, ainda não tornou claro esse reembolso. Ainda assim, e para já, o conglomerado chinês, com uma elevada exposição ao mercado imobiliário – onde começou a dor de cabeça deste grupo – aceitou vender uma parte da participação minoritária que detinha num banco.

Segundo o jornal Financial Times (FT), a Evergrande arrecadou cerca de 10 mil milhões de yuans, ou seja cerca de 1,2 mil milhões de euros (no câmbio atual), ao vender parte da sua participação no Shengjing Bank, sediado na cidade de Shenyang, no norte da China, ao Shenyang Shengjing Finance Investment Group, detido pelas autoridades locais. A empresa revelou nesta quarta-feira que vendeu uma posição de 20% no banco, mantendo ainda uma participação de 15%.

A Evergrande disse ainda que os problemas que tem registado ao nível de liquidez teve um efeito “adverso” no banco e, sendo o comprador da sua posição uma “empresa detida pelo Estado, isso vai ajudar a estabilizar” as operações da instituição financeira. O FT escreve ainda que, a entrada de uma entidade pública neste processo contribuiu para acrescentar alguma expectativa de que Pequim se envolva naquela que pode ser a maior reestruturação de dívida da história da China.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!