Início » Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos de cooperação técnica em várias áreas

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos de cooperação técnica em várias áreas

A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram uma série de acordos bilaterais nas áreas da saúde, educação e formação profissional, agroindústria, justiça, diplomacia e formação das forças de defesa e segurança, informou hoje o executivo guineense.

Os acordos em causa, que “reforçam os laços históricos e relações diplomáticas” entre os dois países lusófonos, foram assinados pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades do país africano, Suzi Barbosa, e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), segundo um comunicado do Governo da Guiné-Bissau.

Suzi Barbosa usou as redes sociais para enaltecer os protocolos firmados em Brasília, capital brasileira, classificando-os como “mais um passo” na concretização da missão de “afirmar o potencial da Guiné-Bissau”.

“Os protocolos agora assinados vão permitir-nos executar vários projetos estruturais para o desenvolvimento do nosso país. A obra falará sempre melhor que quaisquer palavras e demonstra que todas as concretizações são tomadas com os guineenses no centro da decisão e com o único objetivo de dar qualidade de vida às nossas gentes”, indicou a governante no Facebook.

Entre as principais linhas do acordo de cooperação na área da saúde está a doação de oito máquinas de hemodiálise à Guiné-Bissau, o reforço dos projetos de combate ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), que está na origem da sida, e o apoio na especialização dos médicos guineenses.

Na agroindústria está prevista a restruturação do Centro de Processamento do Caju e a capacitação de agentes da Guiné-Bissau na indústria de transformação de produtos locais. 

Já na educação e formação profissional haverá um fortalecimento do programa de cantinas escolares, a dança Capoeira passará a constar no plano curricular da Escola Nacional de Educação Física e Desporto, e profissionais da Guiné-Bissau vão frequentar o curso internacional de capacitação de Gestores de Unidades de Formação Profissional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Relativamente à Justiça, o acordo aposta na capacitação dos magistrados do Ministério Público.

Na esfera diplomática, devido ao contexto pandémico, o Instituto Rio Branco, vinculado ao Governo brasileiro, irá oferecer cursos de curta duração, de forma virtual, a diplomatas da Guiné-Bissau.

Já a cooperação no domínio da defesa e da segurança permitirá a profissionalização e fortalecimento das instituições militares guineenses, “contribuindo assim para reforçar a estabilidade governativa e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconómico do país”, salientou Suzi Barbosa.

Os protocolos de cooperação foram assinados no âmbito de uma visita de Estado, que ainda se encontra a decorrer, do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e da ministra Suzi Barbosa, ao Brasil.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website