Angola deve sair da recessão e crescer 1% este ano - Plataforma Media

Angola deve sair da recessão e crescer 1% este ano

A consultora NKC African Economics estimou esta quarta-feira (30), que a economia angolana deverá sair da recessão este ano e crescer 1%, apesar da descida de 3,9% na produção industrial registada entre Janeiro e Março.

“Projectamos que o Produto Interno Bruto (PIB) real vá finalmente recuperar, depois de cinco anos seguidos de contracção, para registar um crescimento de 1% em 2021”, lê-se numa análise aos últimos números do Instituto Nacional de Estatística de Angola (INE), que dão conta de uma queda de 3,9% da produção industrial no primeiro trimestre.

No comentário, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas desta filial africana da britânica Oxford Economics escrevem que “a queda de 3,9% no primeiro trimestre foi maior que a queda do último trimestre de 2020, quando se registou um declínio de 1,7%, ambos face ao período homólogo”.

O principal responsável pela descida foi a produção de petróleo e gás natural, que pesa 85,3% no total do índice, e que registou uma descida de 17,8% de Janeiro a Março deste ano, em comparação com o período homólogo de 2020.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter