O campeão olímpico Ryan Crouser quebrou o recorde mundial de arremesso do peso, que se mantinha havia 31 anos, nesta sexta-feira com um arremesso gigantesco de 23,37 metros nas provas pré-olímpicas nos Estados Unidos
Crouser, medalhista de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, superou o recorde anterior de seu compatriota Randy Barnes, de 23,12 metros, estabelecido em 1990, com seu quarto lançamento em uma final emocionante no Hayward Field em Eugene (Oregon).
O arremessador, nascido há 28 anos em Portland, Oregon, a 90 minutos de carro de Eugene, garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, que começam em 23 de julho.
Crouser já havia batido o recorde mundial da Barnes em ambientes fechados em janeiro, alcançando 22,82 metros em um evento no Arkansas.
Ultimamente, Crouser também estava perseguindo a marca de Barnes ao ar livre, da qual ele se aproximou com um lançamento de 23,01 metros no mês passado.
Nesta sexta-feira, nas rodadas anteriores, o americano mais uma vez demonstrou seu grande momento com um arremesso de 22,92 metros, a quinta melhor marca da história.
Na final da noite de sexta-feira, Crouser aproveitou para se aquecer com arremessos de 22,61m, 22,55m e 22,73m.
Mais tarde, na sua quarta sessao da final, surpreendeu o público com o espetacular lançamento em que bateu o recorde mundial.
Joe Kovacs, seu grande rival e campeão mundial em 2019, também se classificou para Tóquio ao terminar em segundo com um arremesso de 22,34 m. Payton Otterdahl foi o terceiro com 21,92 m.