Nyusi nomeia novo secretário de Estado para província de Cabo Delgado - Plataforma Media

Nyusi nomeia novo secretário de Estado para província de Cabo Delgado

O chefe de Estado moçambicano nomeou esta quinta-feira António Supeia para o cargo de secretário de Estado da província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, anunciou a Presidência em comunicado.

António Supeia substitui Armindo Ngunga, que ocupava o cargo desde janeiro de 2020 e foi transferido em abril para a presidência da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), uma entidade criada pelo executivo para promover oportunidades para os jovens no norte de Moçambique.

O novo secretário de Estado assume o cargo num momento em que o principal desafio são os ataques armados de grupos terroristas que têm afetado regiões mais a norte da província, provocando uma vaga contínua de deslocados, sobretudo em Pemba, a capital provincial.

A violência está a provocar uma crise humanitária com mais de 2.800 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 714.000 deslocados, de acordo com o Governo moçambicano.

O número de deslocados aumentou com o ataque contra a vila de Palma em 24 de março, uma incursão que provocou dezenas de mortos e feridos, sem balanço oficial anunciado.

As autoridades moçambicanas anunciaram controlar a vila, mas aquele ataque levou a petrolífera Total a abandonar por tempo indeterminado o recinto do empreendimento que tinha início de produção previsto para 2024 e no qual estão ancoradas muitas das expectativas de crescimento económico na próxima década.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
MoçambiqueSociedade

Cabo Delgado: Parceiros externos têm de lidar com causas locais do conflito

MoçambiqueSociedade

Mais de 50 crianças foram raptadas em Cabo Delgado

MoçambiquePolítica

Cabo Delgado: União Europeia promete “apoio concreto” numa “abordagem integrada”

MoçambiquePolítica

Cabo Delgado: Cravinho espera que missão europeia seja aprovada em junho

Assine nossa Newsletter