Início Mundo A Trump Organization é investigada criminalmente

A Trump Organization é investigada criminalmente

AFP

A Trump Organization, conglomerado de empresas da família do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, é objeto de uma investigação criminal, anunciou o procurador-geral do estado de Nova York nesta terça-feira (18).

“Informamos à Trump Organization que nossa investigação sobre a organização não é mais puramente civil por natureza”, disse a porta-voz da procuradoria-geral, Letitia James.

“Agora estamos investigando ativamente a Trump Organization com bases criminais, juntamente com o promotor público de Manhattan”.

A organização é a holding de centenas de empresas de Trump, de hotéis a campos de golfe.

Trump, que deixou a Casa Branca em janeiro, nega qualquer irregularidade e já havia chamado a investigação de suas finanças pelo promotor público Cyrus Vance, um democrata, como “uma continuação da maior caça às bruxas política da história de nosso país”.

Enquanto isso, o escritório de James também está investigando as alegações de fraude bancário e fraude em seguros por meio de processos civis.

A Trump Organization fortaleceu sua equipe jurídica com a contratação, no início de abril, de um veterano advogado criminal, Ronald Fischetti, 84 anos.

A investigação do promotor distrital inicialmente se concentrou em pagamentos para comprar o silêncio de duas mulheres que afirmam ter tido casos com Trump, mas se expandiu para alegações de evasão fiscal e fraude.

A investigação é conduzida de maneira sigilosa e parecia estar avançando quando a equipe de Vance recebeu oito anos de declarações de impostos de Trump em março.

Seis meses depois de perder as eleições presidenciais nos Estados Unidos, milhões de republicanos continuam a ver Trump como seu líder, apesar de suas repetidas afirmações infundadas de que o presidente Joe Biden ter sido eleito com fraude.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!