Início Negócios Cerveja artesanal made in Macau

Cerveja artesanal made in Macau

Johnson Chao

A “Funny Eye Brewing” é uma marca de cerveja artesanal criada por três jovens de Macau há dois anos. 2021 é um marco para a jovem empresa. A “Funny Eye Brewing” conseguiu dar um importante salto ao deixar de produzir numa fábrica em Hong Kong e, após um investimento de três milhões de patacas, criar a própria unidade de produção em Macau. Em entrevista ao PLATAFORMA, Lucas Lio, chefe de produção da “Funny Eye Brewing”, descreve todo o processo de criação da única fábrica de cerveja existente na cidade. O responsável acredita que durante muitos anos Macau sofreu com uma reduzida variedade industrial. A unidade agora em produção é o concretizar de um projeto, pois sempre sonhou em criar uma fábrica como esta para poder oferecer à cidade uma nova imagem.

No passado, várias marcas de cerveja chegaram a produzir em Macau, mas devido a diversos fatores, incluindo custos, acabaram todas por abandonar a cidade. E como foi o processo de criação da fábrica da “Funny Eye Brewing”? Para Lucas, a procura pelo edifício ideal passou pela análise de diferentes variáveis, designadamente o valor da renda, o fornecimento de energia, o acesso à água, a capacidade de armazenamento e a disponibilidade de envio e distribuição. No final, após meio ano de procura, foi escolhido um edifício na Avenida de Venceslau de Morais. “Há um ano atrás, achámos que devíamos criar a nossa própria fábrica em Macau. Estar dependente de outros para sempre não era a solução”, assegura Lucas. “Um problema é a capacidade de produção não acompanhar a marca, outro, obviamente passava por não podermos tomar decisões sozinhos. Estávamos dependentes da disponibilidade de outros. Agora, com a nossa própria fábrica, facilmente podemos provar a cerveja que está a ser produzida, e embora a escala de produção seja pequena, criámos já uma base que é nossa”. O responsável esclareceu ainda que o equipamento industrial foi encomendado em Shandong.

Incompatibilidade com o mercado de trabalho

Lucas Lio formou-se na Universidade de Macau e foi durante a o período em que esteve a estudar que se interessou e começou a conhecer a indústria da cerveja. Um dos seus hábitos passava por fazer férias na vizinha Hong Kong, cidade onde acabou por fazer um estágio numa cervejeira de um amigo, aprendendo algumas das técnicas de produção. “Hong Kong tem entre 20 a 30 fábricas de cerveja, Macau não tinha nenhuma”, adianta.

Depois de terminar a faculdade, juntamente com dois colegas, começaram por abrir um bar, e depois, lentamente, o projeto foi crescendo até chegar à fábrica atual. O chefe de produção da “Funny Eye Brewing” admite sentir cada vez mais pressão.

“Gerir um negócio é complicado, implica muito planeamento. Agora contamos com uma equipa de cerca de 10 pessoas e temos de ter em conta a renda, custos de mão-de-obra, e ainda estratégias de venda”, adianta.

Lucas Lio afirma ter passado já por diferentes trabalhos part-time, mas esclarece não se identificou com algum. “Era um trabalho sem vontade, sem motivação. No dia-a-dia, mal chegada ao emprego só pensava em voltar para casa. Fazia apenas o que me mandavam, nada mais.” Por isso, diz, decidiu começar o próprio negócio.

Agora, como fundador de uma fábrica de cerveja, afirma ter de fazer muito trabalho sozinho. Mas está motivado. “Planeio o trabalho para uma semana, onde escolho o sabor de uma cerveja, e faço ainda entregas e gestão de armazém. Discuto parcerias com lojas e restaurantes, analisando as vendas e analisando quais os sabores mais populares”, adianta.

Dar a conhecer a Macau a “Funny Eye Brewing”

A fábrica recebeu uma licença temporária em fevereiro último, para um período de teste de quatro meses, antes de produzir o primeiro lote, previsto para o próximo mês de junho. Atualmente, estão também a estabelecer uma cooperação com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Macau, para a produção de cerveja com sabor a chá e flores. O objetivo este ano, segundo Lucas, é dar a conhecer a marca a Macau. “Atualmente temos capacidade para produzir cerca de 100 mil cervejas por mês. Macau tem 600 mil pessoas. O que, em termos médios resulta em uma cerveja por cada 6 pessoas/mês. Mas este é um resultado pouco provável. Ficaremos felizes se vendermos 20 a 30 mil unidades por mês”, afirma, salientando ainda que os planos da companhia passam também pela exportação do produto para outras cidades da Grande Baía, incluindo Hong Kong, e talvez Taiwan. Um dos fatores fortes de promoção da marca é ter origem em Macau, e Lucas espera que isso atraia vários clientes. Já colaboram com muitos restaurantes, e no futuro os produtos estarão também à venda em supermercados.

Lucas acredita que existe espaço para a produção de cerveja em Macau e está confiante no apoio que a “Funny Eye Brewing”, uma marca da cidade, vai acabar por receber da população local. O Governo tem também vindo a mencionar a falta de diversidade industrial em Macau há vários anos. A imagem de Macau como marca tem um grande impacto, por isso para a Lucas vale a pena investir na indústria.

Criação de seis novas cervejas artesanais

Lucas Lio explica que a particularidade das cervejas da “Funny Eye Brewing” produzidas atualmente é a adição de aromas de chá. Já no próximo mês de junho No mês serão oficialmente lançadas seis novas cervejas artesanais, incluindo cidra de maracujá, India pale ale (IPA), pale ale, cerveja de rosas, cerveja de chá preto de líchias e osmanthus. Para si, a melhor parte do processo é ouvir a opinião dos clientes. “Macau tem cerveja artesanal única no mundo”, afirma. Esta é mais uma marca da cidade.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!