A longa marcha da vacinação – Veja o PDF - Plataforma Media

A longa marcha da vacinação – Veja o PDF

PDF: Versão Integral do PLATAFORMA às sextas-feiras nas bancas em Macau

O número de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas a nível global atingiu os mil milhões no início deste mês. Mas a maioria das vacinas exige duas tomas, fator que reduz o número de cidadãos já imunizados. A tão falada imunidade de grupo atinge-se com cerca de 70% da população vacinada. A comunidade humana caminha a passos largos para os oito mil milhões. O PLATAFORMA mostra-lhe como está a decorrer a vacinação no mundo. Há uma longa marcha pela frente .
Manchete: A vacinação em números

Outros destaques nesta edição:

Dinis Chan – fala-nos esta semana sobre a posição estratégica do Estreito de Taiwan e do que representa na instabilidade das relações entre os países que separa. A propósito do episódio ocorrido na semana passada, com um homem que conseguiu atravessar o estreito num pequeno barco e chegar a Taiwan vindo da China Continental, o departamento de defesa de Taiwan tem recebido duras críticas e acusações de negligência por parte de alguns. Outros, acreditam ser uma manobra das autoridades chinesas para testar a capacidade defensiva de taiwan.
Editorial: Um Estreito complicado

Paulo Rego – reflete esta semana sobre a futura retoma económica pós confinamento. O receio do que o futuro nos reserva e o olhar em frente, preso ao passado, avesso às mudanças do que não controlamos. Um futuro que não poderá ser uma realidade de continuação do passado, anterior à pandemia. As elites que chamarem a si a responsabilidade e a vontade de liderar essa mudança terão que  ser ponderadas, humanistas e solidárias, também, para com aqueles que lhes resistir. O momento mais difícil da história do pós-guerra. Mas impossível de evitar.
Sinais: Futuro de olhos na nuca

De acordo com o “Relatório do Estado do Ambiente de 2020”, os resíduos sólidos municipais incinerados bem como os resíduos domésticos, em Macau,  baixaram consideravelmente. Todavia, as diferentes formas de reciclagem e reutilização também baixaram. Vários grupos ambientais acreditam que estes números ainda são insuficientes para avaliar o processo de redução de resíduos em Macau.
Ambiente: Poderá a reciclagem tornar-se uma moda?

O português Luís Ceríaco ganhou uma bolsa da National Geographic Society para mais um projeto sobre biodiversidade na Lusofonia, desta vez em Angola. Ao PLATAFORMA, o biólogo, que na última década descobriu quase 30 espécies novas, diz que é na investigação no terreno que pode estar a solução de muitos males.
Lusofonia: “A biblioteca está a arder”

Related posts

Economia aos Solavancos – Veja o PDF

Trancas de regresso às portas – Veja o PDF

Vacina devagar, devagarinho – Veja o PDF

Pela paz social – Veja o PDF

Assine nossa Newsletter