O quotidiano em exposição

O quotidiano em exposição

A cidade de Macau, em particular o Bairro da Horta da Mitra, assume particular relevo na recém-inaugurada exposição “Beautiful Sunset, Infinite Good”, da artista local Yang Sio Maan, patente no Center for Creative Industries até ao próximo dia 22 de maio

Em declarações ao PLATAFORMA no dia da inauguração, a artista destacou ainda que a exibição conta “com um grande espaço”, onde as obras expostas, incluindo algumas mais antigas, “foram cuidadosamente distribuídas, conferindo uma experiência muito diferente de uma visualização apenas num plano bidimensional”.

Yang Sio Maan é a autora do livro de banda desenhada – “Mr Matos Goes to Buy Tomatoes” (O Sr. Matos vai comprar tomates) -, que fala da história de um homem, o senhor Matos, também ele residente no Bairro Horta da Mitra que um dia, numa saída para comprar aqueles frutos acaba por os deixar cair e estes transformam-se em plantas gigantes. Segundo a autora, apesar de absurda, a história passa-se num contexto realista de Macau.

A exposição deste ano segue o mesmo tema. Yang Sio Maan afirma que a cidade é a principal temática. A zona da exposição com novas obras assume o Bairro Horta da Mitra como inspiração, retratando as pessoas e eventos do local. A artista explica: “Uso diferentes meios, incluindo arte em tecido, sacos de papel, e pinturas a aguarela de edifícios tong lau e mercados”.

Ao longo da exposição podem encontrar-se quatro grandes telas, todas com representações muito detalhadas, incluindo o Mercado Municipal Horta da Mitra, pais a passear com os filhos, passageiros de um autocarro, pessoas a ler o jornal na rua, pastelarias. Para Yang Sio Maan, a inspiração para a criação das obras vem da vida diária.

“Depois de se viver num sítio algum tempo, ficamos com uma certa imagem desse local na memória. Esse é o tema da exposição. Por exemplo, a primeira história que escrevi fala sobre as minhas memórias de estudante no Reino Unido, e por isso essas obras contêm tantos elementos britânicos”, diz.

Nos trabalhos mais antigos, Yang inclui o que viu e viveu no Reino Unido, como as grandes lojas ou os clássicos autocarros de dois andares. Desta vez criou uma representação da vida de Macau, com desenhos de edifícios tong lau e varandas em sacos de papel, por exemplo. Yang explica o especial interesse no recurso a este material. “Encontrei vários tipos de papel, e descobri que este é um material extremamente interessante de trabalhar, com rugas e marcas. É o estilo e textura que me agrada, e adequa-se à minha obra”, adianta.

Yang Sio Maan explica também que o espaço da atual exposição é maior, esperando assim conseguir criar um ambiente mais criativo e com ligação entre as peças.

“A exposição foca-se no céu e nas nuvens. As cores representam o pôr-do-sol. Aqui é muito diferente do que ver as obras num plano bidimensional”, assinala. A disposição das obras ao longo da exposição confirma o título, “Beautiful Sunset, Infinite Good”.

Numa breve apresentação da exposição, Yang Sio Maan escreve: “Espero que estes locais quotidianos levem as pessoas a pensar ‘Quantos mais destes dias virão?’ Com um lindíssimo pôr-do-sol, vamos voltar a olhar para a cidade, antes que ela mude por completo”.

Yang Sio Maan

Yang Sio Maan é uma artista ilustradora independente baseada em Macau. Licenciou-se em Estudos Ingleses na Universidade de Macau e tirou o mestrado em Ilustração na Universidade de Artes Criativas (Reino Unido). Além de aceitar trabalhos de comissão em ilustração, também participa em projetos de arte comunitária, exposições, publicações independentes, explorando as possibilidades da linguagem visual. Em 2019, realizou a primeira exposição a solo “Everywhere and Anywhere” no Post Ox Warehouse Experimental Site. No mesmo ano foi uma das galardoadas da “World Illustration Awards”, da AOI, e recebeu o prémio “Best of the Best” da Hiii Illustrations, atribuído pela HiiiBrand.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
CulturaMacau

Experimentalismo multimédia em exibição até 30 de Maio no Armazém do Boi

CulturaMacau

Exposição de imagens e vídeos da quarentena inaugurada amanhã

CulturaMacau

Exposição “Sombras” inaugurada na próxima semana na Casa Garden

CulturaMacau

Taipa Village acolhe exposição “Trapped x Escape”

Assine nossa Newsletter