Início Portugal Auriol Dongmo. A devota de Fátima com braço de ferro sagrou-se campeã da Europa

Auriol Dongmo. A devota de Fátima com braço de ferro sagrou-se campeã da Europa

Isaura Almeida

Nasceu nos Camarões e naturalizou portuguesa. Estreou-se a competir por Portugal nos europeus de Torun com uma medalha de ouro ao lançar o peso a 19.34m. Jogou andebol e basquetebol até ser desafiada a lançar o peso. Primeiro não gostou, agora quer fazer história na modalidade e em Tóquio 2021.

Auriol Dongmo Auriol Dongmo é campeã da Europa do lançamento do peso. A emoção tomou conta dela no último lançamento. Quando foi fazer o último lançamento ela já sabia que era campeã da Europa e por isso assim que lançou o peso deu um passo em frente e caiu de joelhos com os braços no ar. Os festejos não foram muito efusivos, mas o objetivo estava cumprido: ouvir A Portuguesa!

É a primeira medalha de ouro do atletismo português nesta disciplina e a primeira de Portugal nos Europeus de Atletismo de Pista Coberta, em Torun, na Polónia. O ar chateado a cada lançamento revelava a insatisfação pelas marcas conseguidas apesar dos lançamentos serem sempre acima dos 19 metros. O primeiro lançamento foi para aquecer (nulo), o segundo foi a 19.21m e deu-lhe a liderança, o terceiro foi 19.07m, o quarto 19.08m, o quinto a 19.34m e o último foi nulo.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!